Notícias de saúde

Governo dos EUA Revisa Diretrizes Para Tratamento do HIV

07 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Especialistas em Aids, admitindo que as drogas atuais não podem curar a infecção por HIV e podem causar efeitos colaterais graves, divulgaram nos EUA novas diretrizes aconselhando os médicos a esperar um pouco antes de tratar os pacientes.

Os especialistas vêm abandonando a idéia de atingir o vírus precoce e intensamente -- a menos que tenham sido infectados há poucos dias -- e têm dito que é melhor esperar até que a infecção atinja um determinado ponto.

"Mesmo que a terapia anti-retroviral tenha oferecido benefícios extraordinários a muitos pacientes, sabemos que não podemos erradicar a infecção por HIV com os medicamentos disponíveis", declarou Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e Alergia dos EUA.

"Também reconhecemos que toxicidades graves estão associadas ao uso prolongado de anti-retrovirais", explicou o diretor.

No mês passado, Fauci disse que a equipe que fez as recomendações planejava ser um pouco mais conservadora. "Agora, estamos dizendo que você poderia começar o tratamento com uma contagem de CD4 um pouco menor e uma carga viral um pouco mais alta", disse o especialista fazendo referência às condições do sistema imunológico e a quantidade de vírus no sangue.

As novas diretrizes divulgadas na segunda-feira estão disponíveis no site http://www.hivatis.org

Os coquetéis algumas vezes são formados por três, quatro, cinco ou mais drogas e podem controlar a doença. Mas os médicos admitem que ainda é difícil decidir qual droga usar primeiro e que combinação é melhor.

"As novas diretrizes reconhecem que ainda não temos os dados necessários para fazer recomendações definitivas sobre o melhor momento para começar o tratamento", disse John Bartlett, chefe do departamento de doenças infecciosas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

O documento, divulgado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos e pela Fundação Henry J. Kaiser Family, enumera algumas drogas recomendadas. Uma delas é o Kaletra, inibidor de protease recentemente aprovado, que combina o ritonavir (aprovado em 1996) e lopinavir.

A outra nova possibilidade é a combinação de ritonavir e indinavir. Esta opção tem a vantagem de habilitar o ritonavir a estimular os níveis de outros inibidores de protease, criando uma potente combinação anti-HIV.

O Kaletra é produzido pelo Abbot Laboratories Inc. e o indinavir é fabricado pela Merck and Corp. sob o nome comercial de Crixivan.

As novas diretrizes atualizaram a seção sobre efeitos colaterais.

"É particularmente alarmante a alteração do metabolismo de gordura que pode surgir durante o tratamento. Estamos verificando um número crescente de pacientes com níveis perigosamente altos de colesterol e triglicérides", disse Fauci ao afirmar que este risco é uma razão para retardar o início do tratamento até que seja realmente necessário.

Para Benjamim Young, especialista em Aids do Rose Medical Center e da Universidade do Colorado, é importante não afastar os pacientes do uso das drogas.

"O fato das recomendações terem atingido assuntos relacionados à toxicidade prolongada é aceitar que estamos lidando com sobrevivência de longo prazo e abençoados pelo fato de que há muitas drogas anti-retrovirais para escolher", disse Young em entrevista.

"Digo para os meus pacientes, 'você é um homem de 40 anos e eu prefiro que você morra aos 65 por ataque cardíaco que aos 45 por Aids", disse Young.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários