Notícias de saúde

Teste Detecta Insuficiência Cardíaca de Forma Rápida e Precisa

06 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Um rápido teste sanguíneo pode ajudar os médicos a determinar se algumas pessoas que chegam aos setores de emergência com deficiência respiratória têm insuficiência cardíaca congestiva.

O teste mede o nível de uma proteína chamada peptídeo natriurético tipo-B (BNP, sigla para B-type natriuretic peptide), produzida pelo coração em casos de insuficiência.

"O possível benefício mais importante desse teste é poder ajudar os médicos no reconhecimento imediato do problema, fundamental para o sucesso do tratamento", disse Alan S. Maisel à Reuters Health.

A insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração aumenta e bombeia de forma ineficiente, podendo levar ao acúmulo de líquido nos membros e pulmões. Os pacientes podem sentir fadiga, dificuldade respiratória e, se o problema for muito grave, precisar até de um transplante.

As pessoas com insuficiência cardíaca geralmente chegam ao pronto-socorro com dificuldade respiratória. Tentar determinar se o sintoma é consequência do problema cardíaco pode ser bastante difícil, já que os testes laboratoriais podem não ser suficientes. A ecocardiografia pode diagnosticar o problema, mas é cara e não está disponível em todos os prontos-socorros.

No estudo, os pesquisadores mediram a BNP em 250 homens que chegaram a um hospital de veteranos com dificuldade respiratória. Os pesquisadores verificaram que em 97 homens que apresentavam insuficiência cardíaca, a BNP estava elevada. A equipe concluiu que o teste poderia identificar até 95 por cento dos casos de insuficiência cardíaca, segundo artigo publicado na edição de fevereiro do Journal of the American College of Cardiology.

"Esperamos que o teste para o BNP custe cerca de 25 dólares e esteja disponível imediatamente", disse Maisel.

"O teste é fácil de ser feito e usa os equipamentos padrão de pronto-socorro", disse o pesquisador. Maisel espera que a popularidade do teste aumente à medida que mais médicos que trabalham na emergência conheçam a técnica e acha que os cardiologistas também vão começar a usá-lo. Os níveis de BNP caem à medida que a insuficiência cardíaca melhora, permitindo aos médicos acompanhar o sucesso do tratamento.

"Os níveis de peptídeo natriurético tipo-B aumentam e diminuem proporcionalmente à contagem de células brancas do sangue durante uma infecção. Observar esses níveis ajuda a avaliar a situação do paciente", explicou Maisel.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários