Notícias de saúde

Novo teste respiratório pode identificar pacientes com COVID-19

13 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Em vez de um swab nasal invasivo, os pesquisadores do Centro Médico Wexner da Ohio State University estão explorando o uso de um teste respiratório exclusivo para COVID-19 no sentido de se realizar a triagem rápida de pacientes.

A infecção por COVID-19 produz uma impressão respiratória distinta da interação de oxigênio, óxido nítrico e amônia no corpo. O dispositivo detector de respiração, desenvolvido por Pelagia-Irene Gouma, pesquisador e professor do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais e do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade Estadual de Ohio e Milutin Stanacevic, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação na Stony Brook University, pode detectar a impressão da respiração do COVID-19 na respiração exalada em 15 segundos. Esta nova tecnologia de detecção respiratória usa nanosensores para identificar e medir biomarcadores específicos na respiração.

O estudo acompanhou 46 pacientes internados em unidade de terapia intensiva com insuficiência respiratória aguda que necessitaram de ventilação mecânica. Metade dos pacientes tinha uma infecção COVID-19 ativa e a outra metade não tinha COVID-19. Todos os pacientes realizaram o teste PCR COVID-19 no momento da admissão na unidade.

Os pesquisadores coletaram bolsas de ar exalado dos pacientes nos dias 1, 3, 7 e 10 de sua internação. As amostras da bolsa respiratória foram testadas em até 4 horas após a coleta da amostra em um laboratório. A impressão da respiração foi identificada em pacientes com pneumonia COVID-19 com 88% de precisão na admissão à UTI.

O uso da tecnologia da detecção respiratória no diagnóstico rápido de pacientes com infecções respiratórias tem o potencial de melhorar muito a capacidade de triagem rápida de pacientes e pessoas assintomáticas. Estudos futuros examinarão o uso desta tecnologia para pacientes COVID-19 menos graves e explorarão se outras doenças e infecções poderiam se beneficiar dela.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0257644.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários