Notícias de saúde

Combinação de quatro genes pode prever câncer de estômago letal

26 de setembro de 2025 (Bibliomed). Quatro genes específicos servem como uma pista reveladora de como cânceres de estômago potencialmente mortais irão se desenvolver e progredir, sugere estudo realizado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

De acordo com os pesquisadores, testar essas mutações genéticas pode permitir que os médicos ofereçam tratamentos direcionados e poupem alguns pacientes de passar por medidas agressivas como cirurgia ou quimioterapia.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram 21 genes em amostras de tumores retiradas de 87 pacientes que passaram por cirurgia e quimioterapia para câncer de estômago. Eles então compararam como as mutações nesses genes acompanhavam a sobrevivência dos pacientes.

Cerca de um terço dos pacientes apresentaram alterações em uma combinação específica de quatro genes — BRCA2, CDH1, RHOA e TP53 — e esses pacientes tinham maior probabilidade de morrer de câncer ou de ele retornar. Essa combinação genética continha fatores de câncer bem estabelecidos, como mutações BRCA2, que foram associadas ao câncer de mama e de ovário, bem como variantes genéticas anteriormente desconhecidas.

Os pesquisadores agora estão trabalhando para combinar essas descobertas com testes laboratoriais estabelecidos que podem tornar fácil e acessível a triagem de tumores para o padrão genético de alto risco identificado. Eles acreditam que essas descobertas aproximam a medicina a um tratamento mais personalizado, baseado na biologia de cada tumor.

Fonte: Digestive Disease Week 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários