Notícias de saúde

Cartilha Ensina Como Prevenir Doenças Provocadas por Alimentos

26 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). As doenças transmitidas por alimentos são um grave problema de saúde pública, afirmou a American Medical Association (AMA) na quarta-feira, durante o lançamento de uma cartilha para ajudar médicos a identificar e tratar essas enfermidades.

Cerca de 5.000 pessoas morrem e 325 mil são hospitalizadas dos 76 milhões de casos anuais das doenças transmitidas por alimentos.

"Esse é um assunto de saúde pública crítico que pertence ao radar de identificação de todos", disse J. Edward Hill, de Tupelo, Mississippi.

A AMA, maior associação médica dos Estados Unidos, e três agências federais produziram em conjunto a cartilha sobre bactérias, vírus, parasitas, toxinas e metais que podem causar as doenças, listas para identificar e tratar as condições e educação dos pacientes sobre como preveni-las.

Mais de 25 por cento dos norte-americanos -- gestantes, crianças muito pequenas, idosos e pessoas com o sistema imunológico deprimido -- estão particularmente sob risco de doenças transmitidas por alimentos, afirmou Joseph Levitt, da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de drogas e alimentos.

"O médico está de muitas formas na melhor posição para educar essas populações", devido a seu contato frequente, segundo Levitt.

Hill, Levitt e outras autoridades de saúde descreveram a cartilha como parte de um grande esforço para diminuir o risco de doenças transmitidas por alimentos.

Outras medidas incluem leis de segurança de alimentos mais rígidas e programas para lembrar os consumidores de manter superfícies e utensílios de cozinha limpos, guardar carne vermelha e de aves e frutos do mar separados de frutas, verduras e legumes, cozinhar bem os alimentos e refrigerar as sobras logo.

A cartilha estará disponível no site da AMA no endereço http://www.ama-assn.org/foodborne.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários