Notícias de saúde

Proteína Pode Tratar Doenças Oculares

26 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Um proteína encontrada naturalmente nos olhos previne a formação excessiva de vasos sanguíneos que está no origem de muitas formas de doenças oculares, afirmaram pesquisadores.

Muitos casos de perda da visão são causados quando um fornecimento de oxigênio deficiente aos olhos faz com que novos vasos sanguíneos se proliferem e, eventualmente, bloqueiem a retina sensível à luz. Doenças como a cegueira relacionada à diabete se desenvolvem dessa forma.

De acordo com Noel Bouck e associados, da Escola de Medicina da Universidade Northwestern, em Chicago, Illinois, uma proteína chamada PEDF interfere nessa proliferação de novos vasos e, portanto, pode ajudar a tratar diversas doenças oculares.

Os cientistas conduziram experimentos com a PEDF em camundongos com uma doença que imita a formação de novos vasos que ocorre em olhos humanos com pouco oxigênio.

Os resultados do estudo estão publicados na edição online de 23 de janeiro de Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os animais jovens tratados com altas doses de PEDF por cinco dias apresentaram somente cerca de um terço da formação de novos vasos observada em camundongos que não foram tratados, de acordo com Bouck e sua equipe.

Em alguns animais, o bloqueio completo da formação de novos vasos resultou de doses maiores de PEDF.

O estudo indica que a proteína não pareceu ter produzido efeitos desagradáveis em vasos normais na retina.

A proteína pareceu atuar ativando os trajetos que levam à morte das células formadoras dos vasos sanguíneos anormais, disseram os cientistas.

Os tratamentos atuais para esses tipos de doenças oculares tendem a matar pequenas áreas das células anormais juntamente com as células normais ao seu redor. A PEDF pode melhorar esse tratamento, destruindo as células anormais sem causar perda de visão.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários