Notícias de saúde

A Pista Para o Câncer Pode Estar nas Lágrimas

Cientistas encontram um possível indicador para o desenvolvimento do câncer: as lágrimas. Um grupo de cientistas da Austrália descobriu, quase sem querer, que as lágrimas podem indicar se alguém tem ou está propenso a desenvolver certos tipos de câncer.

Os cientistas estavam desenvolvendo novas lentes de contato de uso permanente e uma parte dessa pesquisa estudava a razão de algumas pessoas produzirem mais lágrimas do que outras. Foi durante esta fase que eles perceberam que pacientes com determinadas formas de câncer ou com um histórico familiar de câncer têm uma “proteína diferenciada” nas lágrimas.

Conhecida como Lg, essa proteína é encontrada em casos de câncer de mama e da próstata, onde um hormônio está ligado à causa ou ao desenvolvimento da doença. Mark Willcox, diretor de ciências biológicas do Cooperative Research Center para pesquisas oculares, onde foi feita a descoberta, explica: “Descobrimos que as pessoas cujas lágrimas continham essa proteína específica tinham uma longa história de câncer na família.” Ao explicar a razão disto, ele acrescentou: “Existem possibilidades de que as pessoas com Lg em suas lágrimas estejam geneticamente predispostas a tais tipos de câncer.”

O centro está agora finalizando testes clínicos em 50 pacientes com câncer, para ver se a proteína poderia ser usada como um teste de diagnóstico para a doença. Caso isto se confirme, poderia tornar-se um rápido e fácil teste para ajudar na batalha contra o câncer. A próxima fase é encontrar um apoio financeiro e realizar extensas experiências clínicas. “Caso as experiências se revelem úteis, um kit comercial de teste poderia chegar ao mercado entre dois a cinco anos”, afirma Willcox.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários