Notícias de saúde

Brasil tem maior banco de leite humano do mundo

17 de Maio de 2002 (Bibliomed). O Brasil tem a maior rede de banco de leite humano do mundo: 151 pontos de coleta, espalhados por 25 estados do País, que recebem anualmente cerca de 100 mil litros. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados na última quarta-feira, em Brasília, pela coordenadora do Programa da Saúde da Criança, Ana Goretti Maranhão, durante o seminário “Bombeiros da Vida”.

“Os bombeiros fazem a coleta domiciliar do leite, orientam as mães sobre a amamentação, mastite e outros problemas das mamas. No Distrito Federal, eles são responsáveis pela coleta de 80% do leite existente no banco de leite da cidade”, explica a coordenadora. Além do Distrito Federal, participam do programa “Bombeiros da Vida” os estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A parceria entre o Corpo de Bombeiros e os bancos de leite humano começou em 1992, na tentativa de reverter as dificuldades na manutenção de estoques de leite para o atendimento de bebês internados nas unidades neonatais. A partir de 1997, esses profissionais foram treinados e passaram também a dar assistência pré-hospitalar relacionada a dificuldades na amamentação.

O contato com o Corpo de Bombeiros é feito pelo telefone 193 e as mães recebem em casa a visita dos profissionais. “A coleta é feita por bombeiros do sexo feminino, porque as mulheres se sentem mais à vontade”, explica o major Ronaldo Wanderlan, comandante da 2ª Companhia Independente de Emergência Médica do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

O aleitamento materno é principal arma no combate à desnutrição e mortalidade infantis. A experiência com o Corpo dos Bombeiros é inovadora em todo o mundo. Em 1998, o trabalho recebeu do Unicef o título de “Bombeiro Amigo da Criança”. Mas a luta pela vida das crianças brasileiras que nascem prematuras, abaixo do peso ou doentes está longe de chegar ao fim. Segundo a coordenadora do Programa da Saúde da Criança, é preciso dobrar as doações de leite humano.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários