Notícias de saúde

Mudanças climáticas alteram perfil de mortalidade nos Estados Unidos

17 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente analisou o impacto das mudanças climáticas nas taxas de mortalidade nos Estados Unidos devido a temperaturas extremas.

O estudo utilizou dados históricos de mortalidade e temperatura de 106 cidades nos Estados Unidos para desenvolver um modelo que prevê as mortes atribuíveis à temperatura. Com base nesse modelo e projeções de temperaturas futuras, os pesquisadores estimaram as mortes relacionadas à temperatura nos EUA devido às mudanças climáticas, às mudanças demográficas e à adaptação.

Os resultados indicam que as mortes relacionadas à temperatura aumentam à medida que o clima se aquece, mas isso é principalmente devido ao crescimento e ao envelhecimento da população. Para um aquecimento global médio abaixo de 3°C acima dos níveis pré-industriais, as mudanças climáticas têm um efeito ligeiramente redutor na mortalidade relacionada à temperatura nos EUA, uma vez que a redução das mortes relacionadas ao frio supera o aumento das mortes relacionadas ao calor.

No entanto, acima de 3°C de aquecimento, o impacto nas mortes relacionadas ao calor ou frio depende do nível de adaptação. Cidades do sul dos EUA, que já estão bem adaptadas a altas temperaturas, experimentam uma redução nas mortes relacionadas ao frio, o que resulta em uma diminuição geral da mortalidade. Por outro lado, cidades no norte dos EUA, menos adaptadas a altas temperaturas, enfrentam um aumento nas mortes relacionadas ao calor que supera a redução nas mortes relacionadas ao frio.

Em resumo, embora o número total de mortes relacionadas ao clima possa não mudar drasticamente, as mudanças climáticas estão alterando o perfil de mortalidade nos Estados Unidos, deslocando-o para latitudes mais elevadas. Essas descobertas destacam a importância da adaptação e mitigação das mudanças climáticas para proteger a saúde e o bem-estar das populações vulneráveis em todo o país.

Fonte: GeoHealth. DOI: 10.1029/2023GH000799.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários