Notícias de saúde

Crianças que passam muito tempo em telas podem ter problemas cardíacos no futuro

06 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que o tempo que crianças e adolescentes passam jogando videogame, navegando nas redes sociais ou assistindo à TV pode estar colocando em risco a saúde cardíaca deles no futuro. Cada hora adicional de tempo gasto em frente às telas está associada a um aumento nos fatores de risco cardíaco, como pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar no sangue, relataram pesquisadores no.

Para o estudo, os pesquisadores reuniram dados de mais de 1.000 participantes de dois estudos dinamarqueses sobre saúde infantil. Segundo eles, cada criança recebeu uma pontuação de risco para a saúde cardíaca com base em fatores como circunferência da cintura, pressão arterial, colesterol HDL ("bom"), triglicerídeos e glicemia. Os pais relataram o tempo que as crianças passavam em frente às telas.

Os resultados mostraram que cada hora que uma criança ou adolescente passava vidrado em uma tela fazia com que esses fatores de risco se inclinassem para o lado negativo. Os padrões de sono da criança contribuíram para esse risco, acrescentaram os pesquisadores. Tanto a menor duração do sono quanto o hábito de dormir mais tarde intensificaram a relação entre o tempo gasto em frente às telas e o risco para a saúde do coração, segundo os resultados. Crianças e adolescentes que dormiam menos apresentaram um risco significativamente maior associado à mesma quantidade de tempo gasto em frente às telas.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.125.041486.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários