Notícias de saúde
15 de outubro de 2024 (Bibliomed). Pessoas que usam medicamentos para perder peso, como Ozempic, Wegovy ou Zepbound, ainda têm necessidades nutricionais para uma boa saúde, mesmo que comam menos. Espera-se que um novo conjunto de recomendações nutricionais ajude as pessoas a permanecerem saudáveis, mesmo quando perdem quilos indesejados.
As diretrizes, elaboradas após uma revisão de evidências, exigem que as mulheres que tomam um medicamento para perder peso comam entre 1.200 a 1.500 calorias por dia. Homens que usam a medicação devem ingerir de 1.500 a 1.800 calorias por dia. A alimentação diária deve incluir de 60 a 70 gramas de proteína. As fontes recomendadas incluem feijão, frutos do mar, carne magra, aves, laticínios com baixo teor de gordura e ovos. Carboidratos saudáveis constituem 45% a 65% da ingestão total de energia, com açúcares adicionados limitados a menos de 10% da ingestão.
Grãos integrais, nozes e sementes, frutas, vegetais e laticínios são recomendados. Gorduras constituindo entre 20% e 35% da ingestão energética, com gorduras saturadas limitadas a menos de 10% da ingestão. São recomendados nozes, sementes, abacate, óleo vegetal, peixes gordurosos e frutos do mar. Alimentos fritos e com alto teor de gordura devem ser evitados, devido aos efeitos gastrointestinais associados aos medicamentos para perder peso. Em relação à ingestão de fibras, para as mulheres é recomendado de 21 a 25 gramas e para homens de 30 a 38 gramas.
Frutas, legumes e grãos integrais são fontes recomendadas; um suplemento de fibra pode ser usado se uma pessoa não for capaz de atingir as metas de fibra por meio da dieta. Dois a três litros de líquidos, incluindo água, bebidas com baixas calorias e laticínios com baixo teor de gordura. A cafeína deve ser limitada ou evitada. As diretrizes também recomendam a suplementação de multivitaminas, cálcio e vitamina D para garantir que uma pessoa esteja obtendo os níveis diários necessários desses micronutrientes.
Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.24067.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também