Notícias de saúde

Consumo de vinho pode prevenir catarata

17 de maio de 2021 (Bibliomed). A catarata é uma ameaça à visão de milhões, mas um novo estudo sugere uma ajuda bem-vinda à prevenção: o vinho. Alguns copos de vinho tinto por semana podem ajudar a reduzir o risco de cirurgia de catarata, sugere uma nova pesquisa da University College London.

A catarata geralmente se desenvolve com a idade e ocorre quando o cristalino normalmente transparente do olho fica turvo. Ela é uma das principais causas de perda reversível da visão e visão embaçada no mundo.

De acordo com os pesquisadores a casca da uva é rica em antioxidantes saudáveis, um composto semelhante a um antioxidante conhecido como resveratrol e outros produtos químicos saudáveis ??chamados flavonóides.

O estudo envolveu 490.000 pessoas na Grã-Bretanha. Os pesquisadores levaram em consideração fatores conhecidos por afetar o risco de catarata - idade, sexo, etnia, socioeconomia, peso, tabagismo e diabetes e descobriram que as pessoas que consumiam cerca de 6,5 copos de vinho padrão por semana tinham menos probabilidade de se submeter a cirurgia de catarata. Esse é um nível que está dentro das diretrizes para ingestão segura de álcool nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Em comparação com pessoas que se abstiveram ou beberam outros tipos de álcool, os bebedores de vinho tinham entre 14% e 23% menos probabilidade de necessitar de cirurgia de catarata. Em comparação com pessoas que se abstiveram, os bebedores moderados de vinho branco ou champanhe tiveram um risco 10% menor, e os bebedores moderados de cerveja e destilados tiveram um risco 13% e 14% menor, respectivamente. O consumo diário ou quase diário de cerveja ou destilados não foi associado a um risco menor.

O estudo também descobriu que pessoas que ingeriram qualquer tipo de álcool de 1 a 2 e 3 a 4 vezes por semana tiveram um risco 7% e 6% menor de cirurgia de catarata. Mas as pessoas que ingeriram álcool diariamente ou quase diariamente tiveram 5% e 6% mais chances de fazer cirurgia de catarata do que aquelas que beberam uma ou duas vezes e três a quatro vezes por semana, respectivamente.

No entanto, o consumo exagerado de álcool não é bom para a saúde dos olhos: em pessoas que fazem consumo frequente e exagerado de bebidas alcoólicas, as chances de catarata aumentam.  Os pesquisadores notaram que suas descobertas não provam causa e efeito; mostra apenas uma forte associação entre consumo de álcool e catarata.

Fonte:  Ophthalmology. DOI: 10.1016/j.ophtha.2021.02.007.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários