Notícias de saúde

Obesidade aumenta risco de catarata

16 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). A catarata – principal causa de cegueira no mundo, que ocorre quando proteínas começam a se acumular nas lentes dos olhos formando uma nuvem turva que escurece a visão – não está ligada apenas ao envelhecimento. Um novo estudo sugeriu que o risco de apresentar o problema é maior entre as pessoas que estão acima do peso.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, Massachusetts, acompanharam mais de 130 mil norte-americanos, com idade igual ou superior a 45 anos, que não tinham catarata no início da pesquisa. A equipe acompanhou o desenvolvimento de cataratas e sua relação com o índice de massa corporal (IMC) durante dez a 16 anos. O IMC é a medida do peso dividido pela altura ao quadrado. Inferior a 25 é considerado ideal, e superior a 30 caracteriza-se como obesidade. Aqueles que apresentam valores intermediários são considerados como acima do peso ou sob risco de distúrbios crônicos.

Os pesquisadores observaram que os voluntários com IMC igual ou superior a 30 estavam 36% mais propensos a desenvolver cataratas. Não houve relação entre a obesidade e as cataratas nucleares, o tipo mais comum que afeta o centro do olho. O risco de desenvolver uma catarata subcapsular posterior – tipo mais incapacitante visualmente que se forma no fundo das lentes – aumentou em 68% entre os obesos.

"A obesidade está associada a diversas doenças crônicas e a relação causal entre a obesidade e a extração da catarata é mais uma indicação da carga da obesidade em nossa sociedade", disse a pesquisadora June M. Weintraub, que atualmente trabalha no Departamento de Saúde Pública de San Francisco, na Califórnia. Assim sendo, a manutenção de um peso corporal saudável pode prevenir ou adiar a manifestação de cataratas e reduzir a necessidade de cirurgia, que envolve a remoção das lentes e a substituição com um implante. A cirurgia pode recuperar a visão, mas é cara e não está disponível em países menos desenvolvidos. Ainda não se sabe como a obesidade pode contribuir para o desenvolvimento das cataratas, mas os pesquisadores sugerem que um mau controle dos níveis de açúcar no sangue ou níveis elevados de compostos inflamatórios no corpo podem estar relacionados ao problema. Os resultados do estudo foram publicados no International Journal of Obesity.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários