Notícias de saúde
23 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Mortes relacionadas aos 13 tipos de câncer associados à obesidade aumentaram de 3,7 mortes por milhão para 13,5 por milhão entre 1999 e 2020, relataram pesquisadores durante The Endocrine Society Annual Meeting (ENDO 2025). Entre os cânceres relacionados à obesidade estão os de esôfago, mama, cólon, útero, vesícula biliar, estômago, rim, fígado, ovário, pâncreas, tireoide e cérebro, além do mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue.
Para o novo estudo, os pesquisadores utilizaram dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA para rastrear mais de 33.500 mortes por cânceres relacionados à obesidade. De modo geral, as mortes por câncer relacionadas à obesidade aumentaram em média quase 6% ao ano entre 1999 e 2000, segundo os resultados. Entre 2018 e 2020, a taxa de mortalidade teve uma virada dramática para cima, aumentando em mais de 19% em média.
O estudo revelou aumentos acentuados nas mortes por câncer relacionadas à obesidade em grupos específicos, incluindo mulheres, idosos, negros, indígenas americanos e pessoas que vivem em áreas rurais. Os resultados mostram que o Centro-Oeste dos EUA apresentou a maior taxa de mortes por câncer relacionadas à obesidade, com quase 8 por milhão, enquanto o Nordeste teve a menor, com menos de 6 por milhão. Vermont, Minnesota e Oklahoma apresentaram as maiores taxas de mortalidade por câncer relacionadas à obesidade, enquanto Utah, Alabama e Virgínia apresentaram as menores.
De acordo com os pesquisadores, diante dessas tendências, intervenções de saúde pública direcionadas, incluindo medidas preventivas, triagem precoce e acesso equitativo à assistência médica, são fundamentais.
Fonte: The Endocrine Society Annual Meeting (ENDO 2025).
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias