Notícias de saúde
02 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos, mostrou que um em cada cinco alimentos e bebidas embalados vendidos no país contêm corantes alimentícios sintéticos. Segundo os autores, esses compostos não oferecem nenhum benefício nutricional e representam perigos reais e mensuráveis ??para a saúde e o desenvolvimento de nossas crianças.
O corante mais comum foi o Vermelho 40, presente em 1 em cada 7 (14%) produtos. A US Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos e alimentos nos EUA, anunciou em abril que vogaria a autorização dos corantes Vermelho Cítrico 2 e Laranja B e que trabalharia com a indústria para eliminar o Vermelho 40, Verde 3, Amarelo 5, Amarelo 6, Azul 1 e Azul 2 do fornecimento de alimentos até o final de 2026.
Para o estudo, os pesquisadores avaliaram os ingredientes de quase 39.800 produtos de supermercado produzidos pelos 25 maiores fabricantes de alimentos dos EUA, usando um banco de dados que representa mais de 80% dos produtos vendidos na América.
Os resultados mostram que as crianças têm maior probabilidade de serem expostas a esses corantes. Cerca de 28% dos produtos nas cinco principais categorias de alimentos comercializados para crianças continham corantes sintéticos, em comparação com 11% nas demais categorias. Essas categorias incluíam doces, bebidas açucaradas, refeições prontas, cereais matinais e produtos de panificação.
Bebidas esportivas (79%), bebidas feitas com concentrados (71%) e doces (54%) foram os produtos com maior probabilidade de conter corantes sintéticos. Refrigerantes (30%), doces (26%) e bebidas esportivas (14%) representaram a maior parte dos produtos com corantes sintéticos comprados pelos norte-americanos.
Fonte: Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. DOI: 10.1016/j.jand.2025.05.007.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias