Notícias de saúde

Estudo mostra que dar 8.000 passos apenas uma ou duas vezes por semana reduz o risco de mortalidade

25 de setembro de 2023 (Bibliomed). Estudos anteriores mostraram que indivíduos que caminham regularmente, particularmente 8.000 passos diários ou mais, apresentam menor mortalidade. No entanto, pouco se sabe sobre os benefícios para a saúde de caminhar intensamente apenas alguns dias por semana.

Estudo publicado no JAMA Network Open avaliou a associação dose-resposta entre o número de dias em que um indivíduo dá 8.000 passos ou mais e a mortalidade entre adultos nos Estados Unidos.

Neste estudo de coorte de 3.101 participantes adultos, foi encontrada uma curva de associação de dose-resposta entre o número de dias que indivíduos dão 8.000 passos ou mais durante a semana e um menor risco de mortalidade cardiovascular, e também por todas as causas, em 10 anos. Os participantes que deram 8.000 passos ou mais apenas durante 1 ou 2 dias durante a semana também apresentaram risco substancialmente menor de mortalidade por todas as causas e cardiovascular.

As descobertas do estudo sugerem que, para adultos que enfrentam dificuldades em se exercitar regularmente, atingir as etapas diárias recomendadas apenas alguns dias por semana pode trazer benefícios significativos à saúde.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.5174.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários