Notícias de saúde

Atividade física durante internação hospitalar acelera recuperação e reduz riscos

03 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente destaca que a atividade física pode ser fundamental para contrapor os efeitos negativos do repouso excessivo durante as internações hospitalares. A pesquisa revela que apenas 25 minutos diários de caminhada durante a estadia no hospital podem acelerar significativamente a recuperação de adultos idosos, além de possivelmente prevenir futuras hospitalizações.

A análise foi conduzida a partir de 19 ensaios clínicos, envolvendo 3.842adultos com idades entre 55 e 78 anos, internados por sete a 42 dias em unidades de cuidados intensivos ou clínicas de medicina geral devido a doenças agudas ou cirurgias. Os participantes foram submetidos a diferentes tipos e quantidades de atividade física, desde exercícios de alongamento até programas de caminhada e exercícios diários de força e aeróbicos.

Os resultados indicaram que idosos que praticavam atividades leves, como caminhadas, durante a internação hospitalar apresentavam melhor função física ao final da estadia e um risco 10% menor de serem readmitidos no hospital nos 30 dias após a alta em comparação com os inativos. Quanto mais intensa e frequente a atividade, melhores os resultados, incluindo função física aprimorada e menor risco de readmissão. Os dados também sugerem que a quantidade ótima de atividade foi de aproximadamente 40 minutos diários de caminhada em intensidade moderada, que desencadeia uma leve falta de ar.

Além dos benefícios físicos, a atividade física também melhora o humor, alivia o tédio e conecta os pacientes com a equipe médica e cuidadores, melhorando a saúde mental. Os pesquisadores ressaltam que os benefícios da movimentação não se limitam ao ambiente hospitalar, pois pacientes ativos durante a internação tendem a manter hábitos saudáveis após retornarem para casa. A prática pode explicar a menor taxa de readmissões observada nos pacientes que permaneceram ativos durante a internação.

Para uma recuperação segura, especialmente após cirurgias ou condições cardíacas, é recomendado começar com exercícios leves e aumentar gradualmente. Atividades simples, como levantar da cama para sentar-se em uma cadeira próxima ou fazer uma curta caminhada até o banheiro, podem ser um bom começo.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2022-106409.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários