Notícias de saúde

Uso de tecnologia pode diminuir problemas mentais em idosos

16 de agosto de 2022 (Bibliomed). Um em cada cinco idosos apresenta sintomas de depressão e ansiedade. As intervenções digitais de saúde mental são promissoras em sua capacidade de fornecer a pesquisadores, profissionais de saúde mental, clínicos e pacientes ferramentas personalizadas para avaliar seu comportamento e buscar consulta, tratamento e apoio de colegas.

Uma revisão sistemática analisou os estudos de ensaios clínicos randomizados existentes sobre intervenções digitais de saúde mental para idosos. Foram encontrados quatro fatores que contribuíram para o sucesso das intervenções digitais de saúde mental: (1) facilidade de uso; (2) oportunidades para interações sociais; (3) ter apoio humano; e (4) ter as intervenções digitais de saúde mental adaptadas às necessidades dos participantes.

Os resultados também resultaram em considerações metodológicas para futuros ensaios clínicos randomizados sobre intervenções digitais de saúde mental: (1) ter um grupo de controle saudável e um grupo de intervenção com diagnóstico clínico de doença mental; (2) recolher os dados sobre o apoio prestado ao longo das intervenções; (3) obtenção de dados qualitativos e quantitativos para medir o sucesso das intervenções; e (4) realização de entrevistas e pesquisas de acompanhamento até 1 ano após a intervenção para determinar os resultados a longo prazo.

Os fatores que foram identificados nesta revisão sistemática podem fornecer a futuros pesquisadores, profissionais de saúde, clínicos e pacientes de intervenções de saúde mental digital as ferramentas para projetar, desenvolver e usar intervenções bem-sucedidas para usuários mais velhos.

Fonte: The Lancet Healthy Longevity. DOI: 10.1016/S2666-7568(22)00121-0.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários