Notícias de saúde

Inteligência artificial pode ajudar a detectar Alzheimer

01 de novembro de 2023 (Bibliomed). As tecnologias de Inteligência Artificial de ponta que podem detectar mudanças sutis na voz de uma pessoa podem ajudar os médicos a diagnosticar a doença de Alzheimer e outras deficiências cognitivas antes mesmo do início de outros sintomas.

Estudo realizado na University of Texas Southwestern, nos Estados Unidos, os pesquisadores usaram ferramentas avançadas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (NLP) para avaliar os padrões de fala de 206 pessoas. Desses, 114 participantes preencheram os critérios para declínio cognitivo leve.

Os participantes do estudo já estavam matriculados em um programa de pesquisa na Emory University, em Atlanta. Eles completaram várias avaliações padrão de habilidade mental antes de serem solicitados a registrar uma descrição espontânea de um a dois minutos de uma obra de arte.

As descrições gravadas da imagem forneceram uma aproximação das habilidades de conversação que poderíamos estudar por meio de inteligência artificial para determinar o controle motor da fala, densidade de ideias, complexidade gramatical e outras características da fala. Os pesquisadores então compararam a análise da fala dos participantes com amostras de seu líquido cefalorraquidiano e exames de ressonância magnética. Isso os ajudou a determinar com que precisão os biomarcadores de voz digital detectaram tanto o comprometimento mental leve quanto o estado e a progressão da doença de Alzheimer.

Os resultados mostraram que, antes do desenvolvimento do aprendizado de máquina e do processamento de linguagem natural, o estudo detalhado dos padrões de fala em pacientes era extremamente trabalhoso e muitas vezes não era bem-sucedido porque as mudanças nos estágios iniciais eram frequentemente indetectáveis ao ouvido humano. Este novo método de teste teve um bom desempenho na detecção de pessoas com comprometimento cognitivo leve e, mais especificamente, na identificação de pacientes com evidência de doença de Alzheimer – mesmo quando não pode ser facilmente detectado usando avaliações cognitivas padrão.

Além disso, a estratégia também foi muito mais eficiente em termos de tempo do que outros métodos. Os testes neuropsicológicos tradicionais geralmente levam várias horas; os pesquisadores gastaram menos de 10 minutos capturando a gravação de voz de um paciente.

Segundo os pesquisadores, se confirmado com estudos maiores, o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina para estudar gravações vocais pode fornecer aos prestadores de cuidados primários uma ferramenta de triagem fácil de executar para indivíduos em risco. Além disso, o diagnóstico precoce daria aos pacientes e familiares mais tempo para planejar o futuro e forneceria mais flexibilidade para os médicos recomendarem mudanças benéficas no estilo de vida.

Fonte: Diagnosis, Assessment & Disease Monitoring. DOI: 10.1002/dad2.12393.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários