Notícias de saúde

Medicamento pode aumentar as taxas de sobrevivência de crianças com câncer ósseo raro

28 de novembro de 2025 (Bibliomed). Crianças com um câncer ósseo raro podem viver mais se receberem um medicamento que bloqueia o suprimento sanguíneo para os tumores, afirmam pesquisadores do Instituto Materno-Infantil de Varsóvia, na Polônia. O medicamento pazopanibe prolongou a vida de um pequeno grupo de crianças com sarcoma de Ewing, que causa tumores cancerígenos nos ossos.

Normalmente, menos de um quarto das crianças com sarcoma de Ewing avançado sobrevivem cinco anos após o diagnóstico, mas os pesquisadores acreditam que o pazopanibe, inicialmente desenvolvido para câncer renal, também poderia ser eficaz na prevenção desse tipo de sarcoma.

O pazopanibe é um comprimido que bloqueia a capacidade do tumor de desenvolver novos vasos sanguíneos, necessários para a sobrevivência e disseminação. Ao interromper esse 'suprimento sanguíneo', o medicamento presumivelmente torna os tumores mais fracos e mais sensíveis à quimioterapia e à radiação. Isso pode retardar a doença e ajudar os tratamentos existentes a funcionarem melhor.

Entre 2016 e 2024, 11 crianças de 5 a 18 anos receberam pazopanibe juntamente com os tratamentos padrão para o câncer, que podem incluir quimioterapia, cirurgia, radioterapia ou transplantes de células-tronco. Cerca de 86% das crianças sobreviveram dois anos após o diagnóstico, mostraram os resultados. Além disso, dois terços (68%) não apresentaram progressão do câncer. Neste momento, 10 das crianças ainda estão vivas e seis ainda estão tomando pazopanibe, sendo que o câncer de uma criança progrediu e duas sofreram uma recidiva.

Fonte: Frontiers in Oncology. DOI: 10.3389/fonc.2025.1653015.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários