Notícias de saúde

Amizades podem ajudar idosos a terem melhor saúde

26 de novembro de 2025 (Bibliomed). Para idosos, a amizade pode ser o melhor remédio, é o que indica estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que descobriu que idosos que oferecem ajuda prática a amigos próximos tendem a vivenciar emoções mais positivas na vida cotidiana.

Enquanto mulheres mais velhas mantinham um humor positivo bastante constante ao oferecer apoio emocional, pesquisadores descobriram que homens mais velhos eram mais propensos a se sentir pior nos dias em que confortavam amigos.

Segundo os autores, oferecer apoio emocional a amigos pode estar ligado a um humor menos positivo em homens mais velhos, possivelmente devido à expressão de empatia ou à discussão de emoções, o que pode indicar conflito com as expectativas do papel masculino, levando a desconforto ou tensão emocional.

Os pesquisadores estudaram 180 idosos na região metropolitana de Austin, no Texas, com idade média de 74 anos. Os participantes registraram seu humor e interações sociais a cada três horas por quase uma semana. Eles descobriram que o apoio emocional — como ouvir ou oferecer conforto — era a forma mais comum de ajuda entre amigos, seguido por dar conselhos ou auxiliar em tarefas práticas.

Embora tanto homens quanto mulheres se beneficiem da amizade, as amizades masculinas geralmente se concentram em atividades compartilhadas, enquanto as femininas tendem a se concentrar mais na proximidade emocional e na comunicação. Atos de apoio prático podem fazer mais do que ajudar um amigo; eles também podem ajudar os idosos a se sentirem úteis e engajados.

Fonte: Research on Agin. DOI: 10.1177/01640275251383546.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários