Notícias de saúde

Idosos socialmente ativos têm saúde melhor

18 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Os benefícios das amizades e atividades não são apenas para os jovens. Manter-se socialmente ativo também pode ajudar os idosos a envelhecer melhor, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, que aponta o voluntariado e as atividades recreativas como importantes para esse público.

O estudo envolveu a análise de dados do Canadian Longitudinal Study on Aging de mais de 7.000 canadenses com 60 anos ou mais, acompanhando-os por três anos. Os investigadores incluíram apenas aqueles com excelente saúde no início do estudo, o que representava cerca de 45% dos entrevistados.

Os resultados mostraram que aqueles que participaram de trabalho voluntário e atividades recreativas eram mais propensos a manter uma saúde excelente. Eles também eram menos propensos a desenvolver problemas físicos, cognitivos ("pensamento"), mentais ou emocionais.

O envelhecimento bem-sucedido foi a ausência de quaisquer condições físicas, cognitivas, mentais ou emocionais graves que impedissem as atividades diárias. Também significava ter altos níveis de felicidade autorreferida e boa saúde física e mental.

O estudo constatou que 72% dos entrevistados que participaram de atividades voluntárias ou recreativas no início do estudo ainda estavam envelhecendo com sucesso três anos depois. Isso comparado com apenas dois terços daqueles que não participam dessas atividades.

Os pesquisadores então consideraram uma ampla gama de características sociodemográficas, descobrindo que os entrevistados que participaram de atividades recreativas e trabalhos voluntários ou de caridade tinham 15% e 17% mais chances de manter uma saúde excelente ao final do estudo.

Fonte: International Journal of Environmental Research and Public Health. DOI: 10.3390/ijerph20126058.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários