Notícias de saúde

Uso excessivo de telas pode prejudicar a coluna

26 de novembro de 2025 (Bibliomed). Ortopedistas em todo o mundo alertam para dores crônicas entre jovens usuários de smartphones, apelidada de "pescoço tecnológico", que podem levar a problemas de coluna de início precoce.

Os alertas surgem à medida que um crescente corpo de literatura científica aponta para uma associação entre o uso excessivo ou viciante de smartphones e tensões físicas e musculoesqueléticas, como o pescoço tecnológico — causado quando os usuários mantêm a cabeça para frente por períodos prolongados enquanto rolam a tela e enviam mensagens de texto, levando a problemas e dores na coluna cervical.

A postura da cabeça para frente, ou FHP, é uma condição comum na qual a cabeça é flexionada para a frente em relação ao pescoço. Manter a cabeça nessa posição por longos períodos exerce uma pressão significativa sobre a coluna, às vezes desencadeando hiperextensão da coluna cervical superior e flexão da coluna cervical inferior.

Outros distúrbios musculoesqueléticos, como dor no pescoço, dor de cabeça e disfunção mastigatória — problemas para mastigar alimentos — também estão associados à HPF.

Fonte: European Spine Journal. DOI: 10.1007/s00586-025-09444-1. International Journal of Environmental Science. DOI: 10.64252/n7ypmc78.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários