Notícias de saúde

Mais de 3 horas de uso de smartphones por dia podem causar dores nas costas

28 de setembro de 2023 (Bibliomed). Graças à popularização de smartphones e tablets e à multiplicação de canais de vídeo, jogos de computador e aplicativos educativos, crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo olhando para telas, geralmente com má postura, o que pode causar dores nas costas, entre outros problemas. A dor da coluna torácica (DCT) é comum em diferentes faixas etárias da população geral em todo o mundo, com prevalência variando de 15% a 35% em adultos e 13% a 35% em crianças e adolescentes. O crescimento explosivo no uso de dispositivos eletrônicos durante a pandemia de Covid-19 claramente piorou o problema.

Além disso, menos estudos foram conduzidos em DCT do que em dor lombar e cervical. Uma revisão sistemática da literatura sobre DCT encontrou apenas dois estudos prospectivos sobre fatores prognósticos.

Em artigo publicado na revista Healthcare, pesquisadores brasileiros identificaram vários fatores de risco para a saúde da coluna, como olhar para telas por mais de três horas por dia, proximidade dos olhos com a tela e sentar ou deitar de bruços.

O estudo se concentrou na dor da coluna torácica (DCT). Os dados analisados provêm de pesquisas com estudantes de ambos os sexos, de 14 a 18 anos, do primeiro e segundo anos do ensino médio de Bauru, no estado de São Paulo.

Um questionário inicial foi preenchido em março-junho de 2017 por 1.628 participantes, dos quais 1.393 completaram um questionário de acompanhamento em 2018. A análise mostrou uma prevalência de um ano de 38,4% (a proporção relatando DCT na linha de base e no acompanhamento) e uma incidência de um ano de 10,1% (nova DCT relatada apenas no momento do acompanhamento). Mais meninas do que meninos relataram dor da coluna torácica.

Os fatores de risco associados à DCT são físicos, fisiológicos, psicológicos e comportamentais, segundo diversas investigações. Também há fortes evidências dos efeitos da atividade física, hábitos sedentários e transtornos mentais na saúde da coluna vertebral. Todos esses fatores são considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua mais recente revisão global de evidências e diretrizes.

O estudo pode ser usado para informar programas de educação em saúde para alunos, professores, funcionários e pais, segundo os autores.

Informações sobre fatores de risco para DCT em estudantes do ensino médio são importantes porque crianças e adolescentes com dor nas costas são mais inativos, têm menos desempenho acadêmico e têm mais problemas psicossociais, de acordo com o artigo.

Fonte: Healthcare. DOI: 10.3390/healthcare11020196.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários