Notícias de saúde

O que é “saúde digital”?

20 de junho de 2023 (Bibliomed). As crianças estão sendo expostas cada vez mais precocemente ao conteúdo digital, e passam cada vez mais tempo em frente a telas. Como o uso excessivo de mídias sociais podem ter repercussões importantes no desenvolvimento, aprendizagem e qualidade de vida familiar, é importante que os profissionais de saúde acompanhem seu uso pelas crianças.

Pesquisadores italianos propuseram alargar o conceito de saúde, incluindo não só as dimensões biológica, psicológica e social, mas também a dimensão digital e, assim, a relação com dispositivos digitais. Assim surge o conceito de "saúde digital", que se refere ao bem-estar de todos os indivíduos, em particular dos sujeitos em idade de desenvolvimento, expostos a dispositivos digitais.

Segundo os pesquisadores, é importante que os pediatras adotem uma “Avaliação da Saúde Digital”, destinada a avaliar os hábitos digitais, o tempo de tela e os conteúdos digitais visualizados pela criança, o que deve ser realizado durante os exames periódicos das crianças.

Para os autores, a “Avaliação da Saúde Digital” permitiria aos pediatras, que acompanham o crescimento desde o nascimento até a adolescência, prevenir e/ou detectar prontamente os sinais de qualquer comportamento digital de risco exibido por pais e filhos.

Fonte: Journal of Pediatric and Neonatal Individualized Medicine (JPNIM). DOI: 10.7363/120101.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários