Notícias de saúde
30 de setembro de 2025 (Bibliomed). A vacina contra herpes zoster tem benefícios que vão além da proteção de idosos contra essa dolorosa doença de pele, diz um novo estudo realizado na Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul. Pessoas que tomam a vacina contra herpes zoster têm um risco 23% menor de problemas de saúde como derrame, insuficiência cardíaca e doença cardíaca.
O herpes-zóster ocorre em pessoas que já tiveram catapora. O vírus da catapora, o herpes-zóster, permanece adormecido nas células nervosas por décadas e pode ressurgir, causando erupções cutâneas dolorosas ou bolhas associadas ao herpes-zóster.
Sem vacinação, cerca de 30% das pessoas podem desenvolver herpes-zóster ao longo da vida. Além da erupção cutânea, o herpes-zóster tem sido associado a um risco maior de problemas cardíacos, então queríamos descobrir se a vacinação poderia reduzir esse risco.
Para o estudo, os pesquisadores monitoraram a saúde de quase 1,3 milhão de sul-coreanos com 50 anos ou mais entre 2012 e 2021. Metade das pessoas havia recebido a vacina contra herpes zoster.
Os resultados mostraram que entre as pessoas que tomaram a vacina, houve:
• 23% menos risco de problemas de saúde cardíaca em geral
• 26% menos risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou morte por doença cardíaca
• 26% menos risco de insuficiência cardíaca
• 22% menos risco de doenças cardíacas
Homens, pessoas com menos de 60 anos e aqueles com estilos de vida pouco saudáveis se beneficiam particularmente das proteções à saúde cardíaca oferecidas pela vacina contra herpes zoster, disseram os pesquisadores. Fumar, beber e falta de exercícios estavam entre os hábitos pouco saudáveis observados.
Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehaf230.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também