Notícias de saúde

Apoio on-line à amamentação pode ajudar novas mães

14 de agosto de 2025 (Bibliomed). O apoio à "telelactação" é eficaz na promoção da amamentação entre novas mães, de acordo com um novo relatório d RAND, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos. Os resultados mostram que mães que receberam suporte virtual por meio de um aplicativo gratuito relataram taxas ligeiramente mais altas de amamentação seis meses após o parto, em comparação com mães que não receberam o novo serviço. Pesquisadores descobriram que mães negras, em particular, se beneficiaram do apoio virtual à amamentação.

A amamentação oferece benefícios à saúde tanto da mãe quanto do filho, mas muitas mulheres param de amamentar antes do recomendado. A Academia Americana de Pediatria recomenda que os recém-nascidos sejam amamentados exclusivamente até os seis meses e depois continuem a receber leite materno junto com outros alimentos por pelo menos dois anos. Mas pesquisas nacionais mostram que 49% dos bebês negros recebem leite materno aos 6 meses de idade, em comparação com 61% dos bebês brancos.

Para o novo estudo, os pesquisadores recrutaram mais de 2.000 gestantes e selecionaram aleatoriamente metade delas para receber apoio de consultoras de amamentação sob demanda, 24 horas por dia, por meio de consultas por vídeo em aplicativos. A outra metade recebeu um e-book sobre cuidados com o bebê. Os resultados mostram que cerca de 71% das mães que receberam suporte virtual para amamentação ainda estavam amamentando após seis meses, em comparação com 67% das que não receberam o aplicativo. Os resultados entre as mães negras foram ainda mais drásticos, com 65% das usuárias do aplicativo ainda amamentando após seis meses, em comparação com 57% daquelas que não receberam apoio virtual.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.61958.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários