Notícias de saúde

Disparidades raciais persistem na amamentação nos bebês

07 de novembro de 2019 (Bibliomed). A amamentação traz inúmeros benefícios à saúde de bebês e mães. Lactentes amamentados têm risco reduzido de infecções no ouvido, respiratórias e gastrointestinais e podem ter menos probabilidade de desenvolver asma, obesidade e diabetes. Mães que amamentam apresentam menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, hipertensão e câncer de mama e ovário. Dados norte-americanos acerca da vigilância da amamentação demonstram consistentemente que as taxas de início, duração e exclusividade da amamentação são 10 a 20 pontos percentuais mais baixas entre os bebês de raça negra, em comparação com os de raça branca.

Em um novo estudo, pesquisadores do CDC em Atlanta analisaram dados do National Immunization Survey-Child para bebês nascidos em 2015 para descrever a duração e exclusividade da amamentação aos três e seis meses de idade para todos os bebês brancos, negros e não hispânicos.

Os pesquisadores descobriram que as diferenças na amamentação entre crianças negras e brancas eram 14,7 pontos percentuais para qualquer amamentação entre todos os bebês, independentemente do início da amamentação; as taxas diferiram significativamente para qualquer aleitamento materno exclusivo aos três meses e seis meses. A magnitude das diferenças nas taxas de aleitamento materno entre crianças negras e brancas foi menor quando as análises foram restritas a bebês que iniciaram a amamentação. Aos três meses, a diferença na taxa de qualquer amamentação entre crianças negras e brancas diminuiu para 1,2 e não era mais estatisticamente significativa.

Segundo o estudo, o aumento das taxas de início da amamentação e o apoio à continuação da amamentação entre mulheres negras podem ajudar a reduzir as disparidades na duração da amamentação. As estratégias podem incluir a melhoria do apoio de colegas e familiares, acesso a cuidados de maternidade com base em evidências e apoio ao emprego.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2019;68:745–748. DOI: 10.15585/mmwr.mm6834a3external icon.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários