Notícias de saúde

Campanhas de incentivo aumentam probabilidade de amamentação

27 de maio de 2022 (Bibliomed). As práticas de assistência à maternidade têm sido associadas a maiores chances de atender às intenções de amamentação.

Usando dados do WIC Infant and Toddler Feeding Practices Study-2 em 1.080 mulheres que pretendiam amamentar, pesquisadores estimaram as razões de risco para associações entre cada uma das 6 práticas de assistência à maternidade de apoio à amamentação (amamentação dentro de 1 hora após o nascimento, mostrando mães como amamentar, dar apenas leite materno, alojamento conjunto, amamentação sob livre demanda, sem chupeta), cada prática ajustada para todas as outras práticas, e número total de práticas experimentadas sobre se as mulheres cumpriram sua intenção de amamentar apenas leite materno com 1 mês de idade. Os modelos foram ajustados para demografia.

Nos modelos ajustados, amamentar até 1 hora após o nascimento, dar apenas leite materno e não usar chupeta foram associados a maior probabilidade de atender às intenções de amamentação pré-natal. Ajustar para todas as outras práticas, iniciar a amamentação dentro de 1 hora após o nascimento e dar apenas leite materno permaneceu associado ao atendimento da intenção de amamentar. Houve uma relação dose-resposta entre o número de passos experimentados e maior probabilidade de atender às intenções de amamentação pré-natal.

O estudo publicado em Pediatrics concluiu que as mulheres que vivenciaram práticas assistenciais de apoio ao aleitamento materno foram mais propensas a cumprir suas intenções de amamentação no pré-natal, ressaltando a importância do apoio ao aleitamento materno durante a hospitalização do parto para que as mães alcancem suas metas de amamentação.

Fonte: Pediatrics: DOI: 10.1542/peds.2021-052561.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários