Notícias de saúde

Pequeno dispositivo pode monitorar sinais vitais de dentro do corpo

27 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Uma nova ‘technopill’ pode monitorar com segurança os sinais vitais de uma pessoa dentro de seus corpos. A pílula de monitoramento de sinais vitais (VM) funciona rastreando as pequenas vibrações no corpo associadas à respiração dos pulmões e aos batimentos cardíacos.

Desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, a pílula pode detectar se uma pessoa para de respirar, o que lhe dá o potencial de fornecer informações em tempo real sobre pacientes em risco de overdose de opioides.

Os pesquisadores testaram a pílula VM colocando-a no estômago de porcos anestesiados. Os porcos receberam então uma dose de fentanil que os fez parar de respirar, semelhante ao que acontece com os humanos quando sofrem uma overdose.

A pílula mediu a frequência respiratória dos porcos e alertou os pesquisadores, que conseguiram reverter a overdose. A Pílula VM também passou por testes em humanos, nos quais dez pacientes com apneia do dono engoliram a pílula, que foi capaz de detectar quando a respiração parou, além de monitorar a frequência respiratória com 93% de precisão geral.

Na apneia do sono, a respiração para e recomeça repetidamente enquanto a pessoa dorme. É uma condição difícil de diagnosticar porque as pessoas precisam ser observadas dormindo em laboratório, depois de serem conectadas a aparelhos que monitoram seus sinais vitais.

No formato atual, a pílula passa pelo corpo em cerca de um dia, mas os pesquisadores acreditam que modificações poderiam ser feitas para permitir um monitoramento de longo prazo. Além disso, o dispositivo poderá ser atualizado para fornecer medicamentos, como naloxona a alguém que esteja tendo uma overdose de opioides.

Fonte: Device. DOI: 10.1016/j.device.2023.100125.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários