Notícias de saúde
27 de maio de 2024 (Bibliomed). Um novo dispositivo desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, é capaz de detectar o câncer de mama através da saliva.
O dispositivo é um biossensor portátil pode detectar biomarcadores de câncer de mama a partir de uma pequena amostra de saliva. Ele utiliza tiras de teste de papel tratadas com anticorpos específicos que respondem a biomarcadores de câncer direcionados.
Quando uma amostra de saliva é colocada na tira, pulsos de eletricidade são enviados aos pontos de contato do dispositivo. Esses pulsos fazem com que os biomarcadores se liguem aos anticorpos, o que altera o sinal de saída do eletrodo o suficiente para fornecer leituras relativas ao risco de câncer.
O dispositivo pode fornecer resultados de testes precisos com apenas uma gota de saliva, mesmo que a concentração do biomarcador de câncer seja um minúsculo quatrilionésimo de grama por mililitro.
Um dos biomarcadores envolve o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2), uma proteína que impulsiona 15% a 20% dos cânceres de mama invasivos. Outro é o CA 15-3, um antígeno liberado na corrente sanguínea pelo câncer de mama.
Os resultados mostraram que o dispositivo pode distinguir entre tecido mamário saudável, câncer de mama em estágio inicial e câncer de mama avançado, usando esses dois biomarcadores. Os pesquisadores testaram o dispositivo em 21 amostras de saliva humana.
Fonte: Journal of Vacuum Science & Technology B. DOI: 10.1116/6.0003370.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também