Notícias de saúde

Tratar a pressão alta pode reduzir risco de demência

24 de julho de 2025 (Bibliomed). Um estudo de fase 3 mostrou que o controle rigoroso da pressão arterial pode reduzir significativamente o risco de demência e de comprometimento cognitivo leve. A pesquisa envolveu quase 34 mil pacientes com hipertensão em áreas rurais da China, com idade igual ou superior a 40 anos, que ainda não estavam em tratamento para pressão alta.

Ao longo de 48 meses, os participantes foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu tratamento intensivo com medicamentos, orientação sobre hábitos saudáveis (como reduzir o sal, perder peso e evitar o álcool) e acompanhamento para manter a adesão ao tratamento. O outro grupo recebeu o cuidado habitual, com aferição da pressão em unidades de saúde, mas sem a mesma intensidade de apoio.

Os resultados foram claros: o grupo que recebeu a intervenção mais intensiva teve 15% menos casos de demência e 16% menos comprometimento cognitivo leve em comparação ao grupo controle. Além disso, esses pacientes alcançaram melhor controle da pressão arterial ao longo do tempo.

O estudo reforça que tratar a hipertensão é uma estratégia promissora na prevenção da demência, condição que já afeta mais de 57 milhões de pessoas no mundo e deve atingir mais de 150 milhões até 2050, com impacto maior em países de baixa e média renda.

Os autores defendem a ampliação global de políticas públicas que incentivem o controle da pressão arterial, inclusive com o apoio de agentes comunitários de saúde, como forma eficaz de reduzir o avanço da demência na população.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-025-03616-8.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários