Notícias de saúde
01 de outubro de 2024 (Bibliomed). Pessoas que praticavam atividades físicas vigorosas todas as semanas apresentavam taxas mais baixas de comprometimento cognitivo leve e demência, apesar da pressão alta, indica estudo realizado na Wake Forest University, nos Estados Unidos. Exemplos de atividades vigorosas incluem caminhadas em subidas, corridas, ciclismo rápido, natação, dança aeróbica, pular corda e trabalhos pesados no quintal, de acordo com a American Heart Association.
O ensaio clínico envolveu mais de 9.300 participantes com pressão alta com 50 anos ou mais, recrutados em cerca de 100 hospitais e clínicas nos Estados Unidos. Os primeiros resultados publicados em 2019 mostraram que o controle rígido da pressão arterial reduziu significativamente o risco de desenvolver comprometimento cognitivo leve, um precursor da demência precoce.
Para este novo relatório, os pesquisadores analisaram o efeito do exercício na saúde cerebral dessas pessoas. Quase 60% dos participantes do estudo relataram atividade física vigorosa pelo menos uma vez por semana, mesmo entre aqueles com 75 anos ou mais. No entanto, o impacto protetor do exercício vigoroso na saúde do cérebro foi mais pronunciado para aqueles com menos de 75 anos.
Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association. DOI: 10.1002/alz.13887.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também