Notícias de saúde

Reduzir a pressão arterial pode prevenir a demência

08 de novembro de 2022 (Bibliomed). Um estudo global envolvendo mais de 28.000 pessoas oferece a evidência mais forte até o momento de que a redução da pressão alta em idosos pode reduzir o risco de demência.

Realizado na Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, o estudo examinou a relação entre pressão arterial e demência, analisando cinco ensaios randomizados duplo-cegos, controlados por placebo, que usaram diferentes tratamentos para baixar a pressão arterial. Os pacientes foram acompanhados até o desenvolvimento de demência.

No geral, a meta-análise incluiu 28.008 pessoas de 20 países com idade média de 69 anos e histórico de pressão alta. Em todos os estudos, os participantes foram acompanhados por pouco mais de quatro anos, em média.

Os pesquisadores descobriram que houve um efeito significativo do tratamento na redução das chances de demência associada a uma redução sustentada da pressão arterial nesta população mais velha, independentemente de qual tipo de tratamento de hipertensão foi usado.

Para os autores, esses resultados podem ajudar as autoridades a projetarem medidas de saúde pública para retardar o avanço da demência e informar o tratamento, já que pode haver hesitações sobre até que ponto reduzir a pressão arterial na velhice.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehac584.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários