Notícias de saúde

Pesquisadores desenvolvem teste precoce para endometriose

03 de julho de 2025 (Bibliomed). A endometriose pode estar ligada à saúde do microbioma da mulher, sugere estudo realizado no Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos. A descoberta pode ajudar a realizar um teste precoce para a condição e possíveis novos tratamentos.

Um conjunto específico de bactérias no microbioma intestinal das mulheres parece ser único entre aquelas com endometriose, uma condição que ocorre quando tecido semelhante ao revestimento do útero cresce em outras partes do corpo, descobriram os pesquisadores.

Os pesquisadores descobriram especificamente que a falta de um subproduto bacteriano chamado 4-hidroxiindol está associada a um risco aumentado de endometriose. Esse composto é produzido por 'bactérias boas', mas há menos dele em mulheres com endometriose do que em mulheres sem a condição.

Segundo os pesquisadores, exames de fezes podem ajudar a prever o risco de endometriose em uma mulher. Além disso, os médicos podem tratar a condição alterando o microbioma da mulher ou tratando-a com suplementos alimentares.

Em testes de laboratório, os pesquisadores administraram 4-hidroxiindol em camundongos e conseguiram prevenir a endometriose ou evitar a progressão da inflamação e da dor associadas à condição.

Com base nessas descobertas, os pesquisadores agora estão trabalhando em um exame de fezes para endometriose, além de avaliar a segurança e a eficácia do 4-hidroxiindol como um possível tratamento.

Fonte: Med. DOI: 10.1016/j.medj.2024.09.006.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários