Notícias de saúde
03 de julho de 2025 (Bibliomed). Estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que é cada vez maior o número de adolescentes que fazem uso de barras e shakes de proteínas para ganhar músculos. O estudo envolveu 989 pais de adolescentes com idades entre 13 e 17 anos que foram entrevistados em agosto de 2024. Dois em cada cinco pais dizem que seus filhos adolescentes consumiram suplementos de proteína no ano anterior.
Os resultados mostraram que os adolescentes do sexo masculino recorriam comumente a suplementos de proteína, fazendo uso diariamente ou na maioria dos dias da semana. Os pesquisadores explicam que os meninos são mais propensos a usar suplementos de proteína para estimular o crescimento muscular e para treinamento atlético. Por outro lado, os resultados mostram que as meninas costumam usar suplementos de proteína para substituir uma refeição quando estão em movimento ou para ajudar a manter uma dieta balanceada. Quase 10% dos pais também indicaram que seus filhos adolescentes usaram suplementos de proteína para ajudar na perda de peso, mais frequentemente meninas.
De acordo com os pesquisadores, essas proteínas adicionais provavelmente são desnecessárias para a maioria dos adolescentes. Apesar disso, quase 20% dos pais entrevistados pais acredita que seus filhos adolescentes não estão consumindo proteína suficiente, e mais da metade acredita que uma dieta rica em proteínas é saudável para os jovens. No entanto, dietas ricas em proteínas geralmente não são recomendadas para adolescentes, pois há o risco de eles perderem outros nutrientes essenciais, como carboidratos e fibras, disse ela.
A quantidade certa de proteína para cada criança varia de acordo com a idade, sexo, peso e nível de atividade física. O ideal é pelo menos uma fonte de proteína em cada refeição e incentivando os adolescentes a comer alimentos saudáveis ricos em proteínas, como ovos, nozes, peixes, carnes magras, lentilhas e laticínios.
Fonte: National Poll on Children's Health. University of Michigan Health C.S. Mott Children's Hospital.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também