Notícias de saúde
30 de junho de 2025 (Bibliomed). Um estudo de pesquisadores da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, confirma que a posição do braço faz uma "enorme diferença" quando se trata de obter uma medição precisa da pressão arterial. E, acrescentam os autores, os profissionais de saúde precisam ser mais cuidadosos com isso também.
O estudo analisou os efeitos de três posições de braço durante um teste de pressão arterial: apoiado em uma mesa; apoiado no colo; e pendurado ao lado do paciente. Os resultados mostraram que o apoio no colo superestimou a pressão arterial sistólica (o número mais alto em uma leitura da pressão arterial) em quase 4mmHg, enquanto um braço pendurado ao lado do paciente a superestimou em quase 7mmHg. A pressão sistólica é a pressão contra as paredes das artérias quando o coração bate.
Para o estudo, os recrutaram 133 adultos de 18 a 80 anos. Os participantes foram aleatoriamente designados para um dos seis grupos que diferiam pela ordem de três posições de braços sentados. Antes de sua pressão arterial ser medida, eles esvaziaram a bexiga e caminharam por dois minutos, depois tiveram um período de descanso sentado de cinco minutos com as costas e os pés apoiados. Cada um teve três medições com as três posições sentadas. Entre cada série, eles caminharam por dois minutos e descansaram por cinco. Eles também tiveram uma quarta série de medições com o braço apoiado em uma mesa.
Os pesquisadores descobriram que as medidas obtidas com o braço no colo ou sem apoio ao lado do corpo foram significativamente maiores do que aquelas obtidas com o braço apoiado em uma mesa, conforme recomendado. Apoiar o braço no colo superestimou a pressão em 3,9/4,0. O braço sem apoio na lateral superestimou a pressão em 6,5/4,4.
As diretrizes da American Heart Association (AHA) para medir a pressão arterial exigem um manguito de tamanho apropriado; apoio para as costas; pés apoiados no chão com as pernas descruzadas; e posição adequada dos braços. De acordo com a AHA, o manguito de pressão arterial deve ser posicionado no nível médio do coração em um braço apoiado em uma escrivaninha ou mesa.
Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.5213.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também