Notícias de saúde

Hipotensão ortostática sistólica está associada a maior risco de demência

17 de setembro de 2020 (Bibliomed). Uma nova pesquisa buscou determinar se a hipotensão ortostática (HO) e a variabilidade das alterações posturais da pressão arterial (PA) visita a visita estão associadas à demência incidente.

A hipotensão ortostática é uma forma de hipotensão em que a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé ou quando realiza um alongamento (como inclinar-se para trás, esticar os braços ou levantar-se rápido). Em termos médicos, é definida como uma queda na pressão arterial associada ao ato de ficar em pé.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, usaram dados de 2.131 adultos mais velhos (idade média, 73 anos) participando do estudo Health, Aging, Body Composition para avaliar se a HO e a variabilidade das alterações posturais da PA entre visitas estão associadas com incidentes demência. A HO foi medida repetidamente durante um período basal de cinco anos e foi definida como uma queda igual ou superior a 15mmHg na PA sistólica ou igual ou superior a 7mmHg na PA diastólica depois de levantar da posição sentada por pelo menos um terço das visitas.

Os pesquisadores descobriram que, no geral, 9% dos participantes tinham HO sistólica, 6,2% tinham HO diastólica e 21,7% desenvolveram demência. A HO sistólica foi associada a maior risco de demência ao ajustar para dados demográficos, PA sistólica sentada, medicamentos anti-hipertensivos, doença cerebrovascular, diabetes, sintomas depressivos, fumo, álcool, índice de massa corporal e a presença de Alelos APOE e4. No entanto, não houve associação observada para HO diastólica. A variabilidade nas alterações posturais da PA sistólica na posição sentada também foi associada a um maior risco de demência (tercil mais alto de variabilidade: HR ajustado, 1,35).

O estudo, publicado na revista Neurology, concluiu que a HO e a variabilidade das alterações posturais da PA sistólica entre as visitas foram associadas a um maior risco de demência. Os resultados levantam a questão de possíveis intervenções preventivas para controlar a PA sistólica ortostática e suas flutuações.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000010420.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários