Notícias de saúde

Vacina zoster pode causar Síndrome de Guillain-Barré?

27 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A síndrome de Guillain-Barré pode ser relatada após a vacinação. Recente estudo avalia o risco de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a administração da vacina zoster recombinante (RZV ou Shingrix), que é administrada em 2 doses com 2 a 6 meses de intervalo.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza, formigamento nas pernas e nos braços, perda de sensibilidade, alterações na pressão arterial, palpitações e paralisia muscular, podendo ser fatal, já que pode interferir na capacidade de movimentação dos músculos respiratórios.

Um recente estudo objetivou usar os dados de usuários do sistema Medicare dos Estados Unidos para avaliar o risco de desenvolver a síndrome de Guillain-Barré após a vacinação com a vacina zoster.

Neste estudo observacional, uma análise autocontrolada baseada em prontuário médico de casos de SGB após a vacinação com RZV identificou uma razão de taxa de 2,84 entre as janelas de risco e controle, resultando em um risco atribuível de 3 casos por milhão de RZV (Shingrix) doses.

Estas descobertas sugerem que existe um risco aumentado de desenvolver SGB após a vacinação com RZV.

Fonte: JAMA Internal Medicine. 2021;181(12):1623-1630.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários