Notícias de saúde
08 de abril de 2025 (Bibliomed). Dois estudos apresentados na reunião da American Heart Association mostraram que o número de jovens adultos e crianças com pressão alta está aumentando significativamente. Os dois estudos usaram dados coletados de 2017 a 2020 pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O primeiro estudo analisou as leituras de pressão arterial de adultos jovens, bem como cinco fatores que podem influenciar a saúde: baixa educação, baixa renda, falta de seguro saúde, insegurança alimentar e pouco ou nenhum emprego.
Os resultados mostraram que quase um quarto das pessoas de 18 a 39 anos têm pressão alta, com leituras acima do nível saudável de 130/80. Quase 23% dos jovens adultos têm pressão alta, e esses eram mais propensos a não ter seguro, insegurança alimentar e dificuldades financeiras em comparação com adultos mais velhos. Esses fatores parecem interferir na capacidade de uma pessoa de controlar sua pressão arterial.
Adultos com duas ou mais necessidades sociais não atendidas tinham cerca de 80% mais probabilidades de ter pressão arterial não tratada e cerca de 70% mais probabilidade de não ter sua pressão arterial sob controle.
No segundo estudo, os pesquisadores descobriram que quase 9% das crianças de 8 a 19 anos tinham pressão arterial elevada e mais de 5% tinham pressão alta. Cerca de 14% dos meninos tinham pressão arterial elevada e quase 7% tinham pressão alta, em comparação com 3% e 4% das meninas. A pressão alta era mais comum em crianças com obesidade grave, e as taxas de pressão alta aumentavam com a idade.
Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2024.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também