Notícias de saúde

Perda de Peso Melhora Problemas Respiratórios Ligados ao Sono

22 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Mesmo modestas perdas de peso podem reduzir os distúrbios de sono causados por problemas respiratórios em adultos obesos ou com peso acima do normal.

De acordo com artigo publicado na edição de 20 de dezembro do Journal of the American Medical Association, esses problemas respiratórios relacionados ao sono podem aumentar o risco de ataque cardíaco, hipertensão, derrame e morte prematura.

O uso noturno de equipamentos especiais destinados a manter as vias aéreas abertas pode dar alívio a algumas pessoas, mas a terapia é muito radical para pacientes que apresentam apenas sintomas leves, explicou a equipe de Paul E. Peppard, da Escola de Medicina da Universidade de Wisconsin, em Madison.

"Como a prevalência de obesidade e peso acima do normal é alta e está crescendo nos Estados Unidos, podemos esperar uma incidência maior de problemas respiratórios durante o sono, assim como morbidade e custos maiores", Peppard disse à Reuters Health.

Para avaliar se a perda de peso poderia ajudar a diminuir os problemas respiratórios durante o sono, os pesquisadores acompanharam quase 700 adultos que apresentavam problemas durante o sono durante um período de quatro anos.

Os sintomas melhoraram em pessoas que perderam pelo menos 10 por cento do peso corporal, com melhora mais intensa entre os que emagreceram mais. Já as pessoas que engordaram o equivalente a 10 por cento do peso corporal foram seis vezes mais propensas a desenvolver problemas respiratórios durante o sono.

Peppard explicou em entrevista que a capacidade pulmonar reduzida e a maior exigência de oxigênio aumentam o risco de as pessoas com peso acima do normal terem problemas respiratórios durante o sono. Além disso, depósitos de gordura ao redor das vias aéreas superiores ou da faringe aumentam a resistência ao fluxo de ar.

"Durante o sono, isto pode levar a períodos de respiração reduzida por causa das vias aéreas mais estreitas, ou parada temporária da respiração provocada pelo colapso das vias aéreas", explicou o pesquisador.

Quase 25 por cento dos homens de meia idade e um pouco menos de 10 por cento de mulheres de meia idade apresentam pelo menos formas suaves de problemas respiratórios durante o sono, estimou Peppard.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários