Notícias de saúde

Uso de medicamentos para doenças cardiovasculares ainda é insuficiente no mundo

22 de maio de 2025 (Bibliomed). Um estudo global revelou que os medicamentos para prevenção secundária de doenças cardiovasculares (DCV) são subutilizados em diversos países, colocando milhões de pessoas em risco de complicações graves, como infarto e AVC. Publicada no Journal of the American College of Cardiology (JACC), a pesquisa acompanhou por 12 anos mais de 11 mil pessoas diagnosticadas com DCV em 17 países de diferentes níveis de renda.

A prevenção secundária visa reduzir novos eventos cardiovasculares em pacientes já diagnosticados com a doença, por meio de mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos essenciais. No entanto, os dados mostram que a adesão a esses tratamentos ainda é baixa e tem piorado com o tempo. No início do estudo, 41,3% dos participantes usavam pelo menos um medicamento recomendado. Esse número chegou a 43,1% no pico, mas caiu para apenas 31,3% na última análise.

A pesquisa também revelou diferenças entre os países conforme seu nível de renda. Em países de alta renda, o uso de medicamentos caiu de 88,8% para 77,3%. Nos países de renda média-alta, houve um pequeno aumento, de 55% para 61,1%. Já nos de renda média-baixa e baixa, os números foram preocupantes, com quedas significativas, chegando a apenas 13,4% e 27,5%, respectivamente.

Os pesquisadores alertam que, sem medidas urgentes, será difícil alcançar as metas globais para reduzir a mortalidade prematura por DCV. O estudo destaca a necessidade de políticas públicas e campanhas para garantir acesso a tratamentos eficazes e acessíveis para todas as populações, evitando mortes que poderiam ser prevenidas.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology (JACC). DOI: 10.1016/j.jacc.2024.10.121.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários