Notícias de saúde

Crianças nascidas durante a pandemia de Covid-19 não apresentam maior risco de autismo

08 de maio de 2025 (Bibliomed). Crianças nascidas durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19 não parecem ter maior risco de autismo, mesmo que tenham sido expostas à Covid no útero. É o que mostra um estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores monitoraram a saúde de quase 2.000 crianças nascidas em dois hospitais NewYork-Presbyterian, o Morgan Stanley Children's Hospital e o Allen Hospital, entre janeiro de 2018 e setembro de 2021. Os pais preencheram questionários de triagem elaborados para ajudar os pediatras a avaliar o comportamento e o desenvolvimento de uma criança pequena. Pesquisadores não encontraram diferenças nos exames de autismo entre crianças nascidas antes e depois do início da pandemia.

Com base nesses resultados, os pesquisadores acreditam que é improvável que ocorra um aumento no autismo relacionado à Covid. Os autores ressaltam que importante observar que o estudo não analisou diretamente os diagnósticos de autismo, apenas o risco de autismo avaliado pelos questionários de triagem.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.35005.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários