Notícias de saúde

Pandemia foi responsável por aumento do IMC em crianças

14 de setembro de 2022 (Bibliomed). A pandemia da doença de coronavírus 2019 pode ter aumentado o risco de ganho de peso excessivo para as crianças, potencialmente devido ao fechamento de escolas e instalações recreativas com a consequente redução da atividade física e mudanças na dieta. Especialistas levantaram a hipótese de aumento do ganho de peso em crianças associado à pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19).

O objetivo de um novo estudo foi avaliar se a taxa de mudança do índice de massa corporal infantil (IMC) aumentou durante a pandemia de COVID-19 em comparação com os anos pré-pandemia.

A população do estudo de 1.996 crianças de 2 a 19 anos com pelo menos 1 medida de IMC antes e durante a pandemia de COVID-19 foi extraída de 38 coortes pediátricas nos Estados Unidos que participaram do estudo de coorte Environmental Influences on Child Health Outcomes.

Nos resultados, verificou-se que o IMC aumentou durante a pandemia de COVID-19 em comparação com anos anteriores (ganho anual de 0,24 maior no IMC durante a pandemia em comparação com anos anteriores, intervalo de confiança de 95% 0,02 a 0,45). Crianças com IMC na faixa de obesidade em comparação com a faixa de peso saudável apresentaram maior risco de ganho excessivo de IMC durante a pandemia, enquanto crianças em famílias de renda mais alta apresentaram risco reduzido de ganho de IMC.

A pesquisa concluiu que um efeito da pandemia COVID-19 é um aumento no ganho anual de IMC durante a pandemia, em comparação com os 3 anos anteriores entre as crianças nesta coorte nacional.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2022-056552.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários