Notícias de saúde

Nascimento prematuro aumenta risco de autismo

31 de agosto de 2021 (Bibliomed). Bebês nascidos prematuramente, mesmo com apenas algumas semanas de antecedência, podem ter maior risco de autismo, sugere um grande estudo realizado pela Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai, nos Estados Unidos.

Há muito se sabe que o autismo, um distúrbio do desenvolvimento do cérebro, é mais comum entre crianças que nasceram prematuras - antes da 37ª semana de gravidez. Os pesquisadores disseram que o novo estudo, com mais de 4 milhões de pessoas, fornece uma análise mais clara dos riscos associados a diferentes graus de prematuridade. Ele também aponta para uma prevalência ligeiramente maior de autismo entre crianças que nasceram apenas algumas semanas antes da data prevista - o que os médicos chamam de "termo prematuro".

Os pesquisadores descobriram que entre as pessoas nascidas a termo - entre a 39ª e a 41ª semanas de gravidez - 1,4% foram diagnosticadas com autismo. Entre as pessoas nascidas antes, havia uma série de riscos. A prevalência de autismo foi mais elevada, 6%, entre os nascidos prematuros extremos - entre as semanas 22 e 27 de gravidez - mas também foi elevada entre os nascidos prematuros moderadamente ou prematuros.

Os resultados são baseados em registros de saúde de mais de 4 milhões de pessoas nascidas na Suécia entre 1973 e 2013. De todos os nascidos extremamente prematuros, 6,1% foram diagnosticados com autismo em algum momento.

Isso em comparação com 2,6% entre as pessoas nascidas prematuramente moderadamente, ou entre as semanas 28 e 33 de gravidez, e 1,9% entre aqueles nascidos prematuros "tardios", ou entre as semanas 34 e 36. Entre as pessoas nascidas na 37ª ou 38ª semana de gravidez - início do termo - a prevalência de autismo foi de 1,6%.

O banco de dados permitiu aos pesquisadores comparar irmãos, o que, explicam os pesquisadores, ajuda a explicar fatores genéticos e familiares que podem afetar o risco de autismo. Mesmo assim, eles descobriram que o nascimento prematuro estava associado a um risco maior de autismo.

Os autores ressaltam que é importante que pais e pediatras estejam cientes de que o nascimento prematuro pode ser um fator de risco para o autismo, o que pode levar a uma triagem precoce quando a criança apresentar problemas de socialização e linguagem.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2020-032300.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários