Notícias de saúde
08 de maio de 2025 (Bibliomed). Exercícios intensos de resistência podem causar queda nos níveis de gordura corporal sem perda de peso, indica um novo estudo em pequena escala realizado com onze ciclistas canadenses. De acordo com os pesquisadores, os resultados apoiam a importância de promover um estilo de vida fisicamente ativo em vez da restrição calórica na prevenção da obesidade.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 11 ciclistas recreativos do sexo masculino com idades entre 50 e 66 anos que conseguiam manter um ritmo médio de quase 14 quilômetros por hora em longas distâncias. Todos os homens eram oriundos da área metropolitana da Cidade de Quebec, no Canadá.
Durante sete dias consecutivos, os ciclistas foram enviados uma ou duas vezes para um circuito de 103 quilômetros na costa sul do Rio São Lourenço, em frente à Cidade de Quebec, até acumularem um total de 1.147 quilômetros de pedalada. Foi pedido aos homens que comessem o suficiente para manter o peso corporal e foi oferecido acesso ilimitado a um bufê de café da manhã e almoço, além de um jantar embalado e lanches para levar para casa.
Antes do passeio, os ciclistas tinham níveis semelhantes de gordura visceral em comparação a um grupo de controle de homens na mesma faixa etária. No entanto, os ciclistas tinham níveis significativamente mais baixos de gordura do fígado e gordura da barriga. Os resultados mostram que, durante o passeio de uma semana, os homens ganharam um pouco mais de 1% de massa muscular magra, mas perderam mais de 9% de gordura corporal, incluindo uma redução de quase 15% nos níveis de gordura visceral perigosa que aglomerava seus órgãos vitais. Os ciclistas também experimentaram uma redução de mais de 20% no colesterol total e uma redução de quase 40% nos níveis de triglicerídeos, bem como reduções substanciais na pressão arterial.
Fonte: American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism. DOI: 10.1152/ajpendo.00098.2024.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também