Notícias de saúde
03 de novembro de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, descobriram que pessoas que perderam cerca de 6,5% do peso corporal — sem usar medicamentos ou cirurgia — obtiveram grandes benefícios para a saúde mais tarde na vida. Para alguém que pesa 82 kg, isso representa uma perda de pouco menos de 5,5 kg.
O estudo analisou dados de quase 23.000 adultos em três períodos, desde a década de 1960. Os pesquisadores agruparam as pessoas com base no índice de massa corporal (IMC) no início e se elas ganharam, perderam ou mantiveram peso. O IMC é uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso. Depois, eles verificaram os registros hospitalares e de óbitos. Pessoas que perderam peso tinham menos probabilidade de sofrer ataques cardíacos, AVC, câncer, asma e doenças pulmonares como DPOC. Eles também tinham menos probabilidade de morrer de qualquer causa nos 35 anos seguintes.
Vale ressaltar que essa perda de peso ocorreu antes mesmo da disponibilidade de medicamentos e cirurgias populares para emagrecer. Isso significa que a maior parte das melhorias na saúde provavelmente veio de mudanças na dieta e nos exercícios. Contudo, o IMC, usado no estudo para monitorar o peso das pessoas, é uma medida imperfeita. O IMC não mostra onde a gordura está armazenada ou quanto músculo uma pessoa tem, o que pode afetar os riscos à saúde.
Outras pesquisas mostraram que a gordura da barriga e a gordura ao redor dos órgãos podem ser mais importantes do que o peso total. Embora este estudo não tenha conseguido provar que a perda de peso por si só causou benefícios à saúde, as mudanças no estilo de vida que levaram a isso — como uma alimentação mais saudável e mais exercícios — provavelmente também desempenharam um papel importante.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.11825.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias