Notícias de saúde
14 de abril de 2025 (Bibliomed). O sulthiame, um medicamento usado no tratamento da epilepsia pode ser um tratamento eficaz para apneia do sono, sugere um estudo do Hospital Universitário Sahlgrenska e da Universidade de Gotemburgo, ambos na Suécia.
O sulthiame suprime as convulsões aumentando os níveis sanguíneos de um anticonvulsivante estabelecido chamado fenitoína. O medicamento também tem como alvo o sistema respiratório ao inibir uma enzima chamada anidrase carbônica, que estimula os músculos das vias aéreas superiores.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram quase 300 pessoas em tratamento para apneia do sono em hospitais na Espanha, França, Bélgica, Alemanha e República Tcheca. Nenhum dos pacientes estava usando máquinas CPAP ou bocais para manter as vias aéreas abertas durante o sono.
Três quartos dos participantes receberam prescrição de sulthiame em diferentes níveis de dosagem, e o quarto restante tomou uma pílula de placebo. Aqueles que tomaram a dose mais alta de sulthiame tiveram 40% a 50% melhor respiração à noite do que aqueles que tomaram placebo, com base em diferentes medidas de apneia do sono. Os pacientes com sulthiame também se sentiram menos sonolentos durante o dia.
O medicamento produziu efeitos colaterais leves a moderados, como formigamento, dor de cabeça, fadiga e náusea.
De acordo com os pesquisadores, as pessoas que tomaram o sulthiame no teste tiveram uma redução nos sintomas de apneia obstrutiva do sono, além de seus níveis médios de oxigênio no sangue terem melhorado.
No entanto, os autores ressaltam que mais ensaios clínicos são necessários para confirmar esses benefícios antes que o sulthiame possa ser amplamente adotado como um tratamento para apneia do sono.
Fonte: European Respiratory Society Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também