Notícias de saúde

Descoberto um medicamento promissor para apneia do sono

04 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). A apneia obstrutiva do sono pode ser uma doença debilitante, causando sono de má qualidade à noite e sonolência durante o dia. Isso afeta milhões de australianos e causa grandes impactos na saúde e na produtividade. Um novo estudo da Flinders University mostrou que um medicamento usado anteriormente para tratar a depressão pode reduzir a gravidade da apneia obstrutiva do sono (AOS).

Embora ainda não identifiquem uma cura, os autores dizem que o estudo abre novos caminhos para o desenvolvimento de futuros tratamentos medicamentosos direcionados ao grande número de pessoas incapazes de tolerar as terapias atuais para apneia do sono, como máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).

Pesquisas recentes descobriram que uma combinação dos medicamentos reboxetina e oxibutinina, ambos usados ??anteriormente para condições não relacionadas, pode ser um tratamento eficaz para a apneia obstrutiva do sono, mas pode causar efeitos colaterais.

A equipe realizou um estudo duplo-cego, controlado por placebo, randomizado e multicêntrico, com 16 pessoas que tinham AOS. Foram testadas doses únicas de reboxetina em comparação com uma combinação de reboxetina e oxibutinina ou placebo. Os pesquisadores queriam ver se a reboxetina por si só poderia ser eficaz e avaliar exatamente como ela altera a respiração durante o sono.

Os resultados mostraram que a reboxetina por si só pode reduzir a gravidade da apneia do sono. A droga reduziu o número de eventos de apneia do sono por hora e também melhorou os níveis de oxigênio, enquanto a adição de oxibutinina não causou melhorias adicionais. As descobertas apresentam a primeira evidência de que a reboxetina sozinha reduz a gravidade da AOS e fornece mais informações sobre o papel dos inibidores da recaptação de norepinefrina na estabilidade das vias aéreas superiores durante o sono.

Fonte: Journal of Clinical Sleep Medicine. DOI: 10.5664/jcsm.10256.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários