Notícias de saúde

Medicamento para epilepsia pode ajudar quem tem apneia do sono

09 de maio de 2022 (Bibliomed). Os tratamentos mais comuns para a apneia do sono são mecânicos - máquinas de CPAP, protetores bucais e similares. Agora, os pesquisadores acreditam ter encontrado um medicamento capaz de aliviar o problema em alguns pacientes.

O medicamento sultiame, normalmente usado para tratar a epilepsia, pareceu reduzir as pausas respiratórias em mais de 20 eventos por hora, em média, em pacientes com apneia obstrutiva do sono.

O ensaio clínico inicial foi projetado para testar principalmente a segurança e envolveu cerca de 60 pessoas com apneia do sono moderada ou grave. Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente em um dos três grupos - um recebendo uma dose alta da droga, outro recebendo uma dose mais baixa e um terceiro recebendo um placebo.

Após quatro semanas, os pesquisadores descobriram que o sultiame reduziu o número de pausas respiratórias durante a noite e promoveu a oxigenação do sangue dos pacientes. O medicamento também se mostrou relativamente seguro, com dor de cabeça e sensação de alfinetes e agulhas na pele relatada como os efeitos colaterais mais comuns. Alguns pacientes com altas doses também relataram falta de ar. Nenhum evento adverso grave ocorreu, mas seis pacientes do grupo de alta dose desistiram devido a seus efeitos colaterais.

A próxima fase dos ensaios clínicos começou para o sultiame, envolvendo cerca de 400 pacientes de cinco países europeus. Os pesquisadores esperam encerrar essa fase no final deste ano ou no início do próximo.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. DOI: 10.1164/rccm.202109-2043OC.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários